.posts recentes

. Novo endereço

. #1 - Que é feito de...Gui...

. Hamburgo - mais um no pal...

. Nadal conquista Roma, Iva...

. Nadal soma e segue

. Poderá Federer bater Nada...

. Saga de Nadal continua

. Masters Series de Roma - ...

. Masters Series de Roma, a...

. Desactualizado

.arquivos

. Maio 2007

. Abril 2007

.Stats
Domingo, 6 de Maio de 2007
Novak Djokovic vence 18º Estoril Open

Novak Djokovic é o grande vencedor do torneio de singulares masculinos desta 18ª edição do Estoril Open. O carismático jogador sérvio impôs-se na final ao gaulês Richard Gasquet em 3 sets, parciais de 7-6 (9-7), 0-6 e 6-1 e conquistou o quinto título (terceiro do ano) da sua ainda curta mas muito prometedora carreira, levando para casa o troféu Vista Alegre e um cheque de 75 mil euros.

O público presente no Jamor tinha já presenciado um excelente encontro de ténis na final feminina, mas esperava ainda mais desta final masculina. O primeiro set começou logo com um break de Djokovic a Gasquet, que este prontamente devolveu, conseguindo, mais tarde, fazer um outro aparentemente decisivo, que lhe deu o 5-3. Pura ilusão. À imagem do que Gasquet fizera, Djokovic devolveu o break de enfiada e conseguiu levar a contenda a um tie-break, depois de salvar 3 set-points no seu serviço, dois a 4-5 e outro a 5-6. No jogo decisivo, mais do mesmo: Gasquet a tomar a dianteira e a dispor de mais dois pontos para encerrar o set, mas o azar voltou a bater-lhe a porta, quando o vento desviou um bola e lhe retirou a possibilidade de terminar o set com um vólei de esquerda de fácil execução. Não aproveitou Gasquet, fechou Djokovic e assumiu a vantagem no marcador. Primeiro set de ténis de alto nível, marcado por poderosos winners de fundo do court, quer de esquerda, quer de direita, por subidas à rede destemidas e por amorties que fizeram as delícias do público. Um espectáculo, à medida de uma verdadeira final.

Mas se se pensava que Gasquet ia vacilar, depois do azar que teve no primeiro set, tal não aconteceu e foi um Gasquet dominador que esteve em court no decorrer da segunda partida: muito seguro, a tirar dividendos do seu bom serviço e a responder à altura ao de Djokovic, nunca deixou o jogador sérvio entrar em court, obrigando-o a defender, posição na qual não se sente à vontade. 6-0!

Mas, mais uma vez, volte face na história do encontro. Se parecia que Gasquet, depois do que fizera no primeiro parcial e, sobretudo, no segundo ia passear no terceiro, tal não se verificou e foi Djokovic quem entrou muito forte, quebrando o serviço de Gasquet no segundo jogo do parcial para não mais perder a vantagem que, inclusivé, ainda viria a dilatar.

Vitória justa do sérvio, mas uma palavra de grande apreço para Gasquet, que hoje teve a sorte de costas voltadas. E grande partida de ténis, jogada por dois dos mais versáteis jogadores do circuito. Faltou apenas um pouco mais de equilíbrio no terceiro set, para dar um toque extra de emotividade a uma das melhores finais desde aquele esplêndido duelo ao sol entre Juan Carlos Ferrero e Félix Mantilla, em 2001.

Excelente dia de ténis o vivido hoje no Estoril Open, em forte contraste com o passado no dia de ontem. Bem o mereceu este público que encheu as bancadas do court central.

publicado por Morais às 18:48
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De João Tiago a 7 de Maio de 2007 às 01:07
O sósia do nosso bem conhecido Ruben (isto é da minha cabeça, há que descontar a cor do cabelo do sérvio) mereceu. Foi o mais entusiasmante ao longo de todo o torneio.

Mesmo assim, achei que Gasquet tem mais pinta. Todo ele é classe. Aquele primeiro set, que podia ter caído para qualquer lado, é que acabou por decidir tudo.

Devolvo-te os elogios, Carlos. Foi um prazer visitar o teu blogue-de-notas do EO'2007. Excelente, pá! :)
De Morais a 7 de Maio de 2007 às 23:37
Lol Lá fui ver a foto de que falavas e as semelhanças são imensas, de facto! Tirando a cor, tudo o mais é Ruben!
Quanto ao torneio, foi uma das melhores edições dos últimos anos. Gasquet é um excelente jogador e, se calhar, até devia ter ganho...mas acho que lhe falta ainda qualquer coisa para se afirmar definitivamente! A ver vamos!
No respeitante ao Livre Indirecto, volto a reiterar a minha posição: excelente acompanhamento ao longo da semana...muito bom trabalho!
Eu por cá continuarei a tentar acompanhar o mundo do ténis...

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.tags

. todas as tags

.links
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds